O Sistema de Documentação Museológica é o objeto do Projeto contemplado no Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, Edição 2021, realizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC). O Projeto proposto pela museóloga Franciele Maziero teve por objetivo a criação de um Sistema de Documentação Museológica para a Casa da Memória de São Carlos, instituição museológica vinculada à Prefeitura Municipal de São Carlos, município do oeste catarinense.
A Casa da Memória de São Carlos tem por objetivo a salvaguarda e exposição de objetos sobre a história de São Carlos, bem como a realização de pesquisas sobre a história local e regional do oeste catarinense. Dessa forma, o projeto objetivou o cumprimento do Decreto Federal nº 8.124 /2013 no seu Art.º 23, inciso I e alínea 'c', a elaboração da Política de Acervos da Casa da Memória e, a criação da Comissão de Acervos em atenção ao Artº. 38 do Estatuto de Museus, Lei Federal nº 11.904/2009.
Assim, o Sistema visa à identificação dos acervos da Instituição, por meio do processo de identificação dos mesmos e seleção para posterior inserção no Sistema, em atenção ao Estatuto de Museus, a fim de contemplar a área da Documentação Museológica da Casa da Memória e também trazer à tona a interdisciplinaridade entre as áreas de Museologia e Tecnologia da Informação e difundir o acervo por meio do ambiente virtual. Para isso, contou-se com o trabalho do profissional de TI Deiwyson Marschall na elaboração do Sistema onde se estabeleceu parâmetros de gestão de acervos para a Instituição e a interação Museu e Tecnologia de forma dialógica e participativa.
Conheça melhor os profissionais desenvolvedores deste projeto:
Franciele Maziero
Reside atualmente em Chapecó/SC. É Museóloga registrada no COREM 5R sob o número 0076-I PR/SC e Especialista em Gestão Cultural. Desde o início da formação em Museologia (2009-2013) trabalha em museus e instituições culturais, desempenhando atividades nas áreas de salvaguarda, pesquisa e comunicação. Trabalhou como museóloga contratada nas prefeituras de Blumenau e Tubarão e como servidora pública efetiva (cargo de Auxiliar de Produção Cultural e Técnica em Museu) em Navegantes e Chapecó/SC. Desde 2015 atua no Conselho Regional de Museologia 5ª Região PR/SC - COREM 5R, nas funções de vice-presidente, secretária, tesoureira e Fiscal da COFEP/5R. Participou pelo Conselho 5ªR nas vistorias coordenadas pelo MPSC na Força Tarefa de Fiscalização aos Museus Catarinenses, em 2018 e 2019. É a museóloga responsável técnica pelo Plano Museológico do Museu de Ecologia Fritz Müller - Blumenau (projeto contemplado no Edital Elisabete Anderle 2019), participa como Técnica em Museu do GT de elaboração do Plano Museológico do Museu Antonio Selistre de Campos - Chapecó (em andamento) e é a museóloga responsável técnica do Plano Museológico da Casa da Memória de São Carlos (projeto contemplado no Edital Elisabete Anderle 2020). Atua também como museóloga responsável técnica no projeto contemplado no Edital Elisabete Anderle Edição 2021, denominado Sistema de Documentação Museológica - Casa da Memória de São Carlos, de sua autoria. Aprovou como proponente, gestora e museóloga responsável técnica o projeto “Plano Museológico: Museu Municipal Dr. Felippe Maria Wolff de São Bento Do Sul/SC no Edital Elisabete Anderle, Edição 2022.
Contato: francielemaziero@hotmail.com
Deiwyson Marschall
Natural e residente em São Carlos/SC, Deiwyson é formado em Ciência da Computação (2008-2012) e especialista em Desenvolvimento de Aplicativos para Dispositivos Móveis (2013). Atua no ramo de Tecnologia da Informação desde 2005, mais especificamente com desenvolvimento de softwares desde 2010. É proprietário atualmente da MDSOFT Sistemas e Soluções, empresa especializada em desenvolvimento de softwares desktop, web e aplicativos móveis. É o desenvolvedor/programador responsável pelo Sistema de Documentação Museológica - Casa da Memória de São Carlos, de autoria da museóloga Franciele Maziero, projeto contemplado no Edital Elisabete Anderle Edição 2021.
Contato: mdsoftsistemas@gmail.com
Quer saber mais sobre o Projeto? Escreva para os autores acima e descubra as possibilidades entre museus e novas tecnologias!