Casa da Memória de São Carlos

A Casa da Memória de São Carlos foi inaugurada em 27 de setembro de 2012, tendo como sede edificação de estilo enxaimel*, construída por Theobaldo Lehnen, com auxílio da comunidade e da paróquia no ano de 1938 e adquirida pela prefeitura no ano de 1987. De acordo com a funcionária da instituição Emília Royer “As edificações em enxaimel existentes em São Carlos são diferentes daqueles que são vistas na Alemanha, mas possuem uma beleza e estética única, são exemplares que representam a arquitetura popular no sul do Brasil”.

De acordo com Bruno Lehnen, filho do construtor da edificação, para a construção de casas no estilo enxaimel no município, primeiro eram realizadas escavações, no intuito de possibilitar a construção de alicerces, feitos em pedra, em sua maioria somente encaixados, devido a falta de cimento e depois eram feitas as armações de madeira, o preenchimento com tijolos nos vãos, e por último o reboco e a pintura.

*Técnica de construção baseada na montagem de paredes com hastes de madeira encaixadas entre si. O posicionamento dessas hastes pode ser horizontal, vertical ou inclinado e o preenchimento entre os espaços é feito, basicamente, por pedras e/ou tijolos.

Endereço: Rua do Comércio, 195, Centro - São Carlos/SC

Telefone: (49) 3325-3044

E-mail: fundacaocultural@saocarlos.sc.gov.br

Histórico: Em 1987 foi instalado um museu que funcionou até o dia 21 de abril de 1995, quando foi fechado ao público. Contudo, no dia 31 de outubro de 1998 ele foi novamente aberto à visitação pública, fechando definitivamente em novembro de 2003. Somente em 2007 é que iniciou-se a construção da Usina Foz do Chapecó e em 2009 com a parceria com o município de São Carlos pelo Programa de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Paisagístico a edificação que abrigava o museu passou a ser restaurada, com o objetivo de abrigar a Casa da Memória de São Carlos. A preocupação principal era zelar o acervo digital e material dos municípios alagados pela construção da usina (POLO FOZ, 2012).

O projeto foi executado pelo “Escritório Casag2 Arquitetura & Paisagismo” e passou complementações e alterações necessárias no projeto, como a revisão de todo o madeirame estrutural, reparo e calefação de toda parte em alvenaria, além de restauração do telhado (POLO FOZ, 2012) sob orientação do IPHAN após reunião na Superintendência Estadual do IPHAN/SC em Florianópolis na data de 31 de janeiro de 2011. No momento da restauração também foi construído um anexo com espaço para estudo, pesquisa e leitura (POLO FOZ, 2012), que atualmente abriga o espaço administrativo e operacional dos funcionários da Fundação Cultural de São Carlos bem como salas de processamento técnico da Casa da Memória.

A criação da Casa da Memória vinculada ao poder público municipal demonstra a preocupação em criar um espaço cultural sobre a cultura de São Carlos, levando em consideração vários aspectos de sua história, que visam auxiliar na construção da identidade dos seus munícipes. Dessa forma, a Casa da Memória de São Carlos foi oficialmente criada pela Lei nº 1883, de 06 de maio de 2020.

×